A Faculdade

A Faculdade Santo Antônio de Alagoinhas/Bahia está entre as mais tradicionais instituições de ensino superior do estado da Bahia. O marco inicial foram os Cursos de Administração em quatro diferentes habilitações: Marketing, Sistema de Informação, Gestão de Pessoas e Gestão de Negócios e o Curso de Enfermagem, criado em julho de 2005 e reconhecido pela Resolução do MEC/CNE/CES nº. 04, de 13/07/2005, já sob a denominação de Faculdade Santo Antônio.

Em 2007 a Faculdade Santo Antônio passou a oferecer também os cursos de Biomedicina, Fisioterapia e Ciências Contábeis.

Sua história, que se aproxima de duas décadas de formação de profissionais de alta qualidade, é marcada pela busca ininterrupta pela excelência do ensino como uma missão da Instituição. Ao mesmo tempo, não deixa de lado a dedicação constante a aspectos como inovação, modernização e sustentabilidade.

Tradição e modernização

A Faculdade Santo Antônio mostra como aliar a forte tradição e a conexão ao mundo contemporâneo e suas transformações. Futuro, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade são a base de um ambiente que integra a evolução da ciência, do conhecimento e da tecnologia, de uma forma multidisciplinar.

MISSÃO

Promover o ensino superior, comprometidos com a extensão; produção e a disseminação de conhecimentos científicos e tecnológicos, para formação de profissionais que contribuam para o desenvolvimento humanístico, social, ético e cultural de acordo às necessidades do local onde está inserida, empenhados com a democracia e a promoção da justiça social.

VISÃO

Ser uma Instituição de educação superior, referência em inovação onde está inserida, através de uma educação, comprometida com o mundo do trabalho, a sustentabilidade; cultura; diversidade e a promoção do desenvolvimento da comunidade, cidade, região, consequentemente do país e mundo.

PRINCÍPIOS E VALORES

A Faculdade Santo Antônio tem por finalidade desenvolver as funções de ensino, pesquisa e extensão, em todas as áreas do conhecimento humano, atendendo às diretrizes curriculares do Ministério da Educação e às demandas da sociedade na qual se insere, praticando e expressando os valores descritos a seguir:

– Ética: necessária a quem se propõe a dirigir uma Instituição de educação e que implica respeito aos direitos dos outros, na lisura no trato dos recursos/bens, na transparência dos atos administrativos e acadêmicos;

– Democracia: caminho para uma instituição em que a opinião é quase sempre produto da reflexão pela representação de seus pares;

– Pluralismo: aceitação de pontos de vista e de modos diferentes de abordar o real, a convivência entre contrários, a polêmica e o diálogo como exercício da crítica;

– Comprometimento: compromissos com a comunidade em que está inserida agindo com responsabilidade, de forma alinhada à missão e visão, demonstrando entusiasmo e energia na busca de resultados, sendo persistente e determinado frente aos desafios;

– Respeito: Reconhecer e tratar a todos com igualdade, respeitando a diversidade de ideias e opiniões, na busca de um bom relacionamento que valorize os limites da liberdade das pessoas, com dignidade e tolerância;

– Inovação: processo de busca, nas atividades didático-pedagógicas e de gestão da Instituição, por serviços e produtos novos e melhores para toda a comunidade acadêmica;

– Excelência: agir com obstinação pela qualidade e superação de desempenho, estimulando a busca continuada da qualidade num processo de melhoria contínua, promovendo um ambiente para a atuação de equipes de alto desempenho.