Caelis

Alunos da rede municipal se preparam para Prova Brasil

360 alunos da rede municipal participaram no dia 15 de setembro do segundo ”aulão” preparatório para a Prova Brasil, avaliação do Ministério da Educação (MEC), que tem como objetivo medir o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).

A série de “aulões” promovidos pela Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), na Faculdade Santo Antônio vai até novembro e reforçará a preparação dos jovens em conteúdos de matemática e português.

O foco da preparação são os estudantes do 9º ano das escolas municipais Murilo Cavalcanti, Miguel Santos Fontes, CMA, Irene Andrade Assis e Jairo Azi, que prestarão a prova no início de novembro.

O modelo do “aulão” foi projetado pelo corpo técnico pedagógico da SEDUC com objetivo de reforçar as aprendizagens do 5º e 9º ano, considerados dois extremos pela diretora pedagógica, Keite Lima. "O Projeto Aprova Alagoinhas vai até novembro com aulas de português e matemática ministradas por professores da Associação de Formação de Professores (ASPE). Além de preparar os alunos nós estamos qualificando os docentes, 46 professores devem passar pelo processo de formação continuada", explicou Keite.

A meta é mobilizar os estudantes para o entendimento da importância da Prova Brasil e de elevação dos índices do IDEB no município, que obteve uma nota de 3,9 para alunos do 4º e 5º ano e 3,1 para estudantes do 8º e 9º ano na última avaliação. O IDEB é medido a cada dois anos, numa escala de zero a dez, sendo a nota 6 o número esperado como um bom resultado.